segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Willems

Edgar Willems
(1890-1978)

Willems foi um educador musical belga que desenvolveu um método de iniciação musical acessível a todos. Preocupou-se com a vivência da música de forma global e analítica no desenvolvimento de seus alunos, bem como sua relação com o ser humano. Para Willems, os três elementos que compõem a música estão relacionados diretamente com o homem:

Ritmo: Vida fisiológica

Melodia: Vida afetiva

Harmonia: Vida mental

Sua obra é fundamentada  sob aspectos filosóficos, psicológicos e antroposóficos.¹

"Fazer música é ter a oportunidade única de sentir e expressar a beleza." ²



O método Willems

Para Willems a sensorialidade auditiva é um aspecto muito importante na educação musical. Essa é uma semelhança que o método Willems tem com o método Montessori.

Willems: Material sonoro

Montessori: Sinos

O trabalho de Willems é dividido em quatro estágios:

  • 1º Grau (iniciação musical antes dos 3 anos): Canções, Movimentos Corporais Naturais, Movimento Sonoro Diatônico e Pancromático e Batimentos Rítmicos.
  • 2º  Grau (dos 3 aos 5 anos) Iniciação musical: Introdução à grafia musical.
  • 3º Grau (dos 5 aos 8 anos) Período Pré-Solfégico ou Pré- Instrumental: Ordenações, Espaço intratonal e Lateralidade.
  • 4º Grau (a partir dos 8 anos) Solfejo Vivo.


"Na primeira etapa, o importante é fazer ouvir, reconhecer e reproduzir sons diversos. Para isso utiliza-se um ilimitado material sonoro que o professor deve achar por iniciativa própria." ³

Propostas vivenciadas no curso de Pós-graduação em Educação Musical da Faculdade Cantareira com a Prof.ª Dra. Enny Parejo

1. Após apresentar seu material sonoro (Ex: Sinos) às crianças, o professor pede para que cada uma escolha um som e feche os olhos. Ao ouvir o som do material escolhido o aluno deve se manifestar.

Quando o aluno pega o instrumento, o professor observa sua motricidade, criatividade e plasticidade (informação verbal).4
1.1 Willems trabalha ordenando os sinos (família) do grave para o agudo.
  • Achar o mais agudo.
  • Achar o mais grave.
A criança fecha os olhos e o professor toca dois sinos da família. Ao abrir os olhos, deve identificar o que ouviu.

1.2 Realizar o mesmo exercício mencionado acima (1.1),dessa vez misturando duas famílias de sinos diferentes (timbres diferentes).
       
Muitas vezes existe uma distância intervalar menor que um semitom (espaço intratonal) entre seus sinos.
2. Jogos de pareamento auditivo: Consiste em encontrar o mesmo par, uma espécie de jogo da memória auditivo.

Jogo de pareamento da MT instrumentos


3. Movimento sonoro: Ao ouvir a flauta de êmbolo, o piano ou o xilofone, os alunos movimentam os braços de acordo com  som (Grave-Agudo).

Flauta de êmbolo
(Pancromático-Passa por todos os tons)

O professor deve convidar seus alunos para tocar os instrumentos.


4. Conversar com as crianças cantando.

5. Tubo sonoro.

No método Willems, os tubos sonoros fazem o som de uma tríade.



6. Carrilhão intratonal

Instrumento inventado por Willems; possui um âmbito de 4ªJ, 9 comas entre 1 tom. No carrilhão intratonal as comas aparecem divididas ao meio, ou seja, um tom dividido em 18 partes. Utilizado com crianças de 6 e 7 anos
Ex: Tocar e pedir para as crianças fecharem os olhos. Elas devem reconhecer  se o som subiu ou desceu.
O professor pode inverter as teclas (notas vizinhas) e também realizar o mesmo exercício no âmbito de um quarto de tom.


7. Movimentar-se de acordo com o som.


Willems compôs músicas para trabalhar movimentos corporais naturais, tais como:


  • Galopar
  • Andar
  • Correr
  • Saltitar
  • Fazer Polichinelo



cd



8. Ordenações: Cantar.
 Ex:
Ida
Dó ré mi ré dó
Ré mi fá mi ré
Mi fá sol fá mi
Fá sol lá sol fá
Sol lá si lá sol
Lá si dó si lá
Si dó ré dó si

Volta
Dó si lá si dó
Si lá sol lá si
Lá sol fá sol lá
Sol fá mi fá sol
Fá mi ré mi fá
Mi ré dó ré mi
Ré dó si dó ré
Dó si lá si dó
9. Intervalos
Cantar o intervalo e dizer seu nome.
Ex: Dó- ré (uma segunda)
      Dó-mi  (uma terça)
E assim continua até chegar o intervalo de 9ª. Deve ser feito em diversas tonalidades. Subir e descer.
10. Exercícios de leitura relativa.
Ir aumentando o andamento.
11. Canções - Modos.
12. Teste audiométrico
A cada faixa do cd, dois sons são tocados, e o aluno deve identificar se o som subiu ou desceu. 
 Algumas obras de Willems





______________
¹ Para saber mais sobre a antroposofia acesse http://www.sab.org.br/antrop/.
² ROCHA, Carmen Mettig. Sugestões de atividades para aulas de educação musical. Bahia, 2007. P. 3.
³  Id., 2007, p. 10.
Informação transmitida por Enny Parejo no curso de Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade
 Cantareira, em São Paulo, em setembro de 2013.


2 comentários:

  1. Olá, onde consigo informações sobre o contato de Willems com a antroposofia?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber sobre estudiosos que enxergam a música como um olhar para a valorização do humano.

    ResponderExcluir