domingo, 8 de setembro de 2013

Dalcroze


Émile Jacques-Dalcroze
(1869-1950)

Dalcroze foi um grande educador musical e compositor suíço. Preocupado com as técnicas mecanicistas empregadas no ensino da música, desenvolveu seu trabalho a partir da observação dos movimentos naturais das crianças e das dificuldades enfrentadas por alunos de harmonia e solfejo. Conclui então que o movimento corporal e a escuta ativa eram imprescindíveis.
Segundo a educadora Silvana Mariani "As três ferramentas básicas do Método Dalcroze são a rítmica, o solfejo e a improvisação." ¹
" A Rítmica propicia a integração das faculdades sensoriais, afetivas e mentais, favorece a memória e concentração, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade." ²
" A experiência do solfejo parte de uma prática que consiste em reconhecer o desenho melódico da melodia, independente da altura. O solfejo é, portanto, relativo." ³
" A improvisação é o momento criativo em que o aluno demonstrará suas próprias ideias musicais e os conteúdos que foram assimilados a partir da experiência." 4


Exercícios

A Prof.ª Dra. Enny Parejo propõe  alguns exercícios do método Dalcroze em suas aulas da disciplina "Metodologias Para o Ensino da Música" na Pós-graduação em Educação Musical da Faculdade Cantareira. Veja abaixo a descrição de algumas atividades.

1. Utilizando uma sala com bastante espaço, o professor combina com seus alunos alguns movimentos que os mesmos devem realizar ao ouvir seu determinado comando.

Alguns exemplos:

1.1 Andar ao ouvir a unidade de tempo pré-estabelecida no tambor.
1.2 Saltar ao ouvir a subdivisão da unidade de tempo no tambor.

O educador pode utilizar os instrumentos que tiver acesso. O importante nesse exercício é justamente o movimento e a escuta ativa.

2. Ao som de uma música instrumental,  os alunos representam suas frases musicais e exploram o espaço através de movimentos corporais. É importante lembrar que neste caso não é necessário pensar em frases da forma que um músico pensa, e sim da forma que um leigo pode senti-la.
 O exercício pode ser feito em duplas de várias maneiras: O movimento pode ser espelhado ou a dupla pode estabelecer uma diagonal na sala e andar durante as frases.

3. Em círculo, um grupo de pessoas, cada uma com uma bolinha nas mãos, vai passando a bola de acordo com a pulsação da música que estão ouvindo.  A princípio a bola é  passada no sentido anti-horário, e quando a música para o sentido muda. 

Outras opções:
  • Bater a bola, pegar, jogar para o alto e passar.
  • Passar e ao mesmo tempo pegar - Visão Periférica.
  • Em duplas: Passar num pulso e segurar no outro.
  • Todos os participantes em roda e um no centro- Apenas uma bolinha. O participante do meio vai passando a bola, sempre deixando ela quicar no chão antes de chegar no colega.
  • Jogar a bola na parede, deixar quicar no chão e pegar.


 4. Selecionar diferentes tipos de palmas. Ex: palma estrela, palma de concha, palma com dois dedos, etc.
Relacionar as palmas com alguns tipos de passos. Ex: passos curtos, passos longos, etc.
 O exercício funciona da mesma maneira que o número 1. Outra opção é pedir para que um membro do grupo execute os diferentes timbres de palmas selecionados enquanto o restante tenta reconhecer e reproduzir o que foi realizado de olhos fechados.

Os alunos da Turma Picasso da Pós-graduação disponibilizaram no youtube um vídeo onde realizam alguns desses exercícios.


Os mesmos podem ser encontrados no livro "Jogos Rítmicos Para Percepção e Cognição" de Robert M. Abramson, com tradução de Clises Marie Carvajal Mulatti, da escola de música Tom Sobre Tom.
    

  


 __________________

¹ ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Ibpex, 2011, p.40.
² Id., 2011, p.41.
³ Id., 2011, p.42.
4 Id., 2011, p.45.


2 comentários:

  1. Onde compro esse livro? Por favor.

    ResponderExcluir
  2. Fui aluno da Professora Enny Parejo e quantas saudades das aulas na Cantareira! Este estudo foi muito importante para o meu conhecimento musical! Na defesa que irei fazer dia 6 de maio de 2017, neste meu trabalho é citado vários pontos deste grande educador Dalcroze. Também estou a procura de livros dele.

    ResponderExcluir