domingo, 17 de novembro de 2013

Villa-Lobos


Heitor Villa-Lobos 
(1887-1959)

Villa-Lobos foi um grande compositor brasileiro, cujo trabalho foi reconhecido internacionalmente. 
Entre suas obras encontram-se sinfonias, choros, estudos para violão, as bachianas brasileiras, peças para piano, música de câmara, música dramática e o guia prático de música vocal. O último refere-se ao Canto Orfeônico.
O Canto Orfeônico foi um projeto de educação musical idealizado por Villa-Lobos e implantado no Brasil em 1931. Esse projeto fez parte do currículo das escolas brasileiras em uma época em que a ideologia nacionalista estava em vigor.
O Canto Orfeônico consistia em uma prática coral, simples, natural e acessível a todos. Com isso atendia às expectativas nacionalistas, pois valorizava a cultura nacional a partir do repertório brasileiro e fortalecia o coletivo. Além de contribuir para a formação moral e cívica dos alunos, o Canto Orfeônico oferecia uma formação musical e estética.

 

Ao pesquisar sobre o significado de Canto Orfeônico, encontrei duas explicações. A primeira relata que a origem do nome Canto Orfeônico vem do nome Orfeu, um deus da mitologia grega que tinha talento para música e poesia. Essa prática de cantar servia para encantar animais, e para que fosse bem sucedido o orfeão deveria ser disciplinado e seguir algumas regras.¹ A segunda informação obtida é a de que Canto Orfeônico é um sistema de canto coral que surgiu na Europa na metade do século XIX.²


Manossolfa



Assim como Kodály, Villa-Lobos criou um sistema cujos gestos manuais representavam as notas musicais, contribuindo para o estudo do solfejo. A diferença é que Villa-Lobos não trabalhava com o sistema "Dó móvel", mas conseguia trabalhar dinâmica a partir de sua manossolfa.



_________________
¹ MELO, Seane. http://eomundoseguiuadiante.blogspot.com.br/2008/05/o-mgico-canto-orfenico.html. Acesso em 17 de novembro de 2013.
² DICIONÁRIO INFORMAL. http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/orfe%C3%B4nico/1601/. Acesso em 17 de novembro de 2013.


Saiba mais sobre o Canto Orfeônico


http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2005/sessao8/alessandralisboa_doroteakerr.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário